A Subsecretaria de Patrimônio do Estado da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Governo do Estado de São Paulo marcou presença no XIV Congresso Consad de Gestão Pública, realizado em Brasília de 26 a 28 de agosto, com o Subsecretário Paulo Vidal e os diretores Aline Pinheiro, da Diretoria de Bens Imobiliários (DBI), e Daniel Bonatti, da Diretoria de Mobilidade Interna (DMI), entre outros servidores da secretaria.
Reconhecido como um dos principais encontros sobre Gestão Pública no Brasil, o Congresso Consad de Administração Pública 2025 realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília - DF, foi um espaço estratégico para discutir caminhos de inovação e modernização na administração pública estadual. Mais que um congresso, o evento é uma rede colaborativa que conecta gestores comprometidos com a transformação contínua dos serviços públicos em todo o país.
O Congresso tem como objetivo criar um espaço de discussão para profissionais, especialistas e acadêmicos que se dedicam ao assunto no Brasil, fomentar a produção de conhecimento e a reflexão crítica sobre temas de gestão; fortalecer o debate público sobre a gestão do Estado; e estimular intercâmbio sobre gestão governamental dos entes federados e dos Poderes da República. A participação do Subsecretário da SPE, da Diretora de Bens Imobiliários e do Diretor de Mobilidade Interna contribui para o intercâmbio de boas práticas e o aprimoramento das políticas públicas na gestão patrimonial.
Para Paulo Vidal, o evento representou uma oportunidade dupla para o Governo do Estado de São Paulo, pois nos permitiu não apenas divulgar os avanços que estamos realizando na gestão do patrimônio público, como conhecer os projetos mais avançados em curso no país. “Para nós foi uma satisfação perceber que já fizemos muito, mas ainda podemos fazer mais e melhor”, declarou.
Segundo Aline, no dia 25 de agosto houve a segunda oficina de aprendizagem, encontro dos grupos de trabalho do CONSAD, quando a Fundação Getúlio Vargas apresentou conteúdo teórico relevante para o desenvolvimento de um processo eficaz de gestão (conceitos, ferramentas, metodologias), promovendo a troca e a aprendizagem entre os grupos. Nessa ocasião, “atuamos com a metodologia DICA FGV (Descubra, Inove, Construa e Avalie), com ferramentas de análise de problemas e priorização, para concluirmos nosso primeiro produto deste projeto, o diagnóstico de desafios e oportunidades de inovação no processo de gestão dos grupos de trabalho”, esclareceu Aline.
Daniel Bonatti representou o Estado de São Paulo no subgrupo de frota, inserido no grupo de trabalho sobre patrimônio. “Foi um espaço fundamental para avançarmos na pauta da mobilidade interna, alinhada às diretrizes do Plano SP na Direção Certa e da Estratégia de Governo Digital”, afirma ele. E mais: “assumimos o compromisso de estruturar a contratação de um aplicativo que permita intermediar serviços de deslocamento por meio de plataformas como 99, Uber ou táxi. Essa solução é mais econômica, eficiente e sustentável para atender às demandas de transporte da Administração Pública, modernizar a gestão e a racionalizar o gasto público.”
O que é o Consad
O Consad – Conselho Nacional de Secretários da Administração foi criado em 2.000 pelos representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. A entidade promove estudos e encontros periódicos para a troca de experiências e divulgação de boas práticas de gestão pública no Brasil. Sua missão é promover a melhoria da gestão pública nacional para gerar bem-estar e desenvolvimento.
Anualmente, o Consad realiza seu congresso de Gestão Pública, reunindo autoridades, gestores e especialistas nacionais e estrangeiros, para tratar dos temas mais relevantes na administração pública no momento.
O diretor da DMI, Daniel Bonatti, apresentou projeto de mobilidade no GT Patrimônio - Frota
Os diretores Aline Pinheiro (Bens Imobiliários) e Daniel Bonatti (Mobilidade Interna) participaram das discussões do GT Patrimônio com outros estados