A Diretoria de Mobilidade Interna (DMI), ligada à Subsecretaria de Patrimônio, aprimora a gestão da frota do governo do Estado e traz o foco para a mobilidade sustentável do servidor durante o expediente. Com o objetivo de refletir sobre essa inovação, a DMI realizou o 1º Encontro do Sistema de Mobilidade Interna de São Paulo, no dia 3 de abril, no auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O evento reuniu mais de 160 pessoas, entre autoridades, representantes das 83 unidades frotistas do Estado e demais interessados.
“O encontro marca a inauguração de um sistema estruturante: trata-se da construção de uma política transversal e estratégica, com foco em sustentabilidade econômica e ambiental, modernização da gestão e eficiência do gasto público, em alinhamento aos programas São Paulo na Direção Certa e à Estratégia de Governo Digital”, explica o diretor da DMI, Daniel Bonatti.
O Secretário Executivo de Gestão e Governo Digital, Leonardo Sultani e o Subsecretário de Patrimônio do Estado, Paulo Vidal, abriram o evento, destacando a importância da gestão de um sistema estruturante moderno, focado na mobilidade do servidor público.
Em seguida, o professor Ciro Biderman, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou a palestra “Desafios da Mobilidade Urbana”, discutindo o novo conceito de mobilidade urbana que a gestão estadual busca implementar. Atualmente, o arcabouço jurídico do sistema está voltado exclusivamente para a gestão da frota, ou seja, para a administração do ativo. No entanto, para modernizar essa abordagem, é fundamental que a mobilidade seja tratada sob uma perspectiva funcional, indo além do mero controle patrimonial. Assim, é necessário estabelecer um marco conceitual para orientar essa mudança.
Para apresentar em primeira mão a virada de chave na DMI, trazendo a mobilidade pública como propósito, o diretor, Daniel Bonatti, fez a palestra “Um novo Sistema de Mobilidade Interna para o Estado de São Paulo”, com os conceitos principais da reestruturação do Sistema de Mobilidade Interna e da construção de um novo decreto para o setor.
No terceiro e último momento do evento, o diretor da DMI conduziu a mesa-redonda “Governança e Sistemas Estruturantes no Setor Público” com Alessandra Obara, Subprocuradora-Geral do Estado de São Paulo, Procuradoria Geral do Estado; Marcos Toffoli, Diretor de Modernização Organizacional da SGGD; e Thiago Nicodemo, Diretor do Arquivo Público do Estado.
Ao final, a equipe do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público realizou uma visita guiada à exposição “Presença Negra no Arquivo”, que utiliza documentos do acervo da instituição.
A DMI agradece a presença de todos os participantes do 1º Encontro do Sistema de Mobilidade Interna de São Paulo e conta com cada representante das unidades frotistas para que a transformação no Sistema seja bem-sucedida.
O encontro foi o primeiro passo na construção coletiva da governança do novo sistema. Aguardem novos eventos e capacitações que serão organizados em breve. Acompanhem as atualizações em nosso site e comunicados que serão enviados por e-mail e grupo de Whatsapp.
Acesse os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) na página inicial do site e toda a legislação em vigor.